Sim, no Brasil existiu pin-ups!

Uma coisa que não podemos discordar, é que a maioria das pessoas que não conhecem tão bem a cultura pin-up, quando ouvem esse termo, logo vem a cabeça que não são ligadas ao Brasil, pois a maioria das representantes da estética são americanas, mas todos estão errados, pois aqui no Brasil teve - e tem - muitas pin-ups, todas cheias de glamour e atitude também, e muitas outras que vinham se mostrando aos poucos pela música, e é disso também que quero falar.
Aposto que todo mundo já foi em alguma festa que remete aos anos 50/60, e claro, sempre passa as musiquinhas daquela época, tanto as músicas em inglês, como: "I feeeel good, I knew that I would now...", de James Brown, e as músicas aqui mesmo do Brasil, e essas daqui, tenho certeza também, de que a principal é aquela: "Hey, hey, é o fim, oh, cupido! Prá longe de mim.", de Celly Campello, que a regravou, e juro pra vocês, que antes desse post, nunca havia pesquisado sobre essa cantora, por mais que eu adorasse - e adoro - quando passa essa música. Além dessa, temos também as famosas: "Banho de Lua" e "Biquini de bolinha amarelinha". Todas com o ritmo bem dançante, o que é essencial numa festa dessas :)


Não vão confundir também pensando que as "pin-ups" do Brasil eram iguais as pin-ups dos EUA, não. Aqui no Brasil, elas eram um pouco diferentes, no quesito maquiagem e roupa, os olhos eram sempre marcados com lápis de olho preto e um pequeno puxão no estilo gatinho, rímel, batom vermelho, rosa escuro ou mesmo um brilho labial incolor, e cabelos com ondas ou cachos, mas bem volumosos. As roupas eram composta por botões, o que era um charme também naquela época, ombreiras e estampas de xadrez - segundo informações de minha vovó  -, mas uma coisa que nunca saiu do "padrão vintage", era o corpo, as belíssimas pernas e a cintura fina, marcada ou não. Temos as "chacretes", aquelas que faziam parte do show de TV junto ao Chacrinha, com roupas que deixavam bem à mostra as pernas bem torneadas, elas foram as mais famosas citadas como pin-ups do Brasil. Entre todas essas, citamos uma que mesmo sua nacionalidade não sendo brasileira, ela carrega no fardo a imagem inteira do nosso Brasil, esbanjando a super sensualidade, a roupa com cores vivas e na cabeça, uma bela 'salada de frutas', literalmente, a lindíssima: Carmen Miranda. E bem, por aí vai as inúmeras pin-ups do nosso tão amado Brasil, que mesmo não sendo tão reconhecidas quanto queríamos, não dão nada a perder, pois o que conta no final de tudo, é que somos tão belas quanto todas as outras ao redor do mundo. Não 'pegamos' o estilo de outras pin-ups, mas sim, nós tínhamos o nosso próprio estilo. Um encanto. Abaixo deixo umas fotos, das Chacretes, de outras mulheres da época e outras do desfile que escolheria uma das candidatas como a Miss Brasil 1950, e reparem só na beleza delas, eram lindas!





















9 comentários:

  1. Fiquei tão feliz em encontrar o seu blog! Adorei tudo aqui, as fotos, os assuntos e principalmente o modo como você escreve! Este mundo de pin ups também me fascina, são mulheres lindas e assim como disse a Genise Strapasson na entrevista elas sabem mostrar sua feminilidade com glamour e sensualidade (e não vulgaridade) e também não posso deixar de dizer que você é linda! Estou olhando o blog todinho, vou ver todas as páginas e posts!
    E sobre este quando pensei em pin up brasileira realmente a primeira que veio em minha cabeça foi Carmen Miranda.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Paola, você não sabe o quanto eu fico feliz em receber alguém assim como você aqui no meu blog! Pessoas que realmente reconhecem meu trabalho, e por pessoas como você que todo dia, e em todos os meus posts eu me dedico a continuar a escrever e querer passar meus conhecimentos e estudos. Obrigada de coração :)
    Já, a questão das pin-ups, sim sim, acho que todos que se aprofundam pelo menos um pouco nesse universo já se fascinam, são coisas maravilhosas para conhecer, toda a feminilidade, e claro, sem vulgaridade, está certa! Obrigada mais uma vez, pelos elogios, e seja mais que bem vinda ao meu, 'nosso' blog =)
    Beeijos babygirl.

    ResponderExcluir
  3. Que legal conhecer e valorizar a história e o estilo das pin-ups brasileiras!

    Beijos

    Carmen
    www.coisasdecarmen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meninas!

    Estou lançando a loja virtual "Little Sisters", onde vocês poderão encontrar caixas, porta-lápis, porta-retratos e outros objetos em mdf, decorados com a técnica "decoupage" com motivos retrô e vintage.
    Se vocês são fãs de filmes antigos, Elvis Presley, The Beatles, Rockabilly, Pin-Ups e tudo que se relaciona com décadas de 50 e 60, pode entrar e ficar à vontade!
    A princípio estou divulgando o primeiro produto "Famous Kisses" - um porta-lápis em preto e branco, mas em breve teremos novidades!
    Também aceitamos encomendas e sugestões serão sempre bem vindas!

    Acessem www.lojalittlesisters.blogspot.com ou www.littlesisters.tanlup.com. Se gostarem, divulguem!

    Obrigada e grande abraço!

    Carmen Nogueira
    www.coisasdecarmen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee!

    Tem selinho pra vc lá no blog, cherry!

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  6. que lindas, adoreei o poste *__*

    http://picup-c.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei o post. As pin ups sob uma nova perspectiva, não havia lido nada a respeito antes. Bacana ver pessoas que realmente conhecem desse universo maravilhoso.
    Bjs

    http://www.bellaonediarys.blogspot.com
    @michelegimenes

    ResponderExcluir
  8. Oi Laís! Sabe de uma coisa? Se pegarmos fotos de nossas mães,tias, avós ... veremos que todas elas eram verdadeiras pin ups! Cabelo, roupa, maquiagem, poses, momentos fotografados... Estas sim são as verdadeiras pin ups brasileiras! E você, quando virá nos visitar? Beijos e até logo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Laís! Sabe de uma coisa? Se pegarmos fotos de nossas mães,tias, avós ... veremos que todas elas eram verdadeiras pin ups! Cabelo, roupa, maquiagem, poses, momentos fotografados... Estas sim são as verdadeiras pin ups brasileiras! E você, quando virá nos visitar? Beijos e até logo! www.cherrypie.com.br

    ResponderExcluir