Are you a classic or a modern pin-up?

Para quem é adepta do estilo vintage, sabe que o estilo é bem abrangente e pode abordar vários subgêneros/vertentes, e o melhor de tudo isso é que você pode escolher qualquer um deles que tenha mais a ver com sua personalidade, ou até o seu humor no dia, podendo sempre está escolhendo um tema que mais te agrada na hora de montar um look. Pra ficar mais explicado, hoje o assunto é a diferença entre as pin-ups clássicas e as pin-ups modernas. Qual será a que você mais se identifica?


Começando pelas Classic Pin-ups, essas são as mais delicadas, na minha opinião. Quem segue esse estilo, acaba seguindo um "padrão" de vestimentas quase sempre parecidos, afinal as pin-ups clássicas representam o estilo genuinamente, o que quer dizer que não há quase nenhuma modificação, é uma representação fiel às pin-ups dos anos 40/50! A maquiagem costuma ser mais leve, com o delineado gatinho não tão grosso, e o batom é o "bom e velho" vermelho. Os penteados mais usados são os pin curls e victory rolls, assim como antigamente.
As roupas são constituídas por cores mais leves ou então menos chamativas: rosa bebê, azul claro, verde, vermelho, branco, marrom, saias rodadas em estilo balão, vestidos tubinhos ou rodados a lá Marilyn Monroe, rendas, bolerinhos, luvas e a valorização a mais da cinta-liga. Estampas florais, bolinhas, geométricas, com pedras, saias rodadas na altura da canela, luvas, vestidos de seda, tules e adornos de cabeça são algumas características mais presentes no estilo das clássicas.

Classic














Modern

Já as Modern Pin-ups acabam sendo uma mistura/inspiração das pin-ups clássicas e os ícones de antigamente com um estilo mais moderno, criado justamente para podermos adaptar no nosso dia-a-dia sem muitas dificuldades e muita produção. Apesar do modelo das roupas serem bastante idênticos com a das clássicas, como o corte, podemos perceber que a pin-up moderna se permite usar um decote maior, saias mais curtas, pouco acima do joelho, e estampas mais chamativas, como a de oncinha, xadrez e outras cores mais vibrantes. A maquiagem é mais marcante, cabelos com cachos maiores, algumas possuem o cabelo colorido, outras piercing e até tatuagens! Bandana e flores são os acessórios de cabelo mais usados. Outras características são: calças um pouco mais justas, saias lápis ou godê de cintura alta, saltos mais baixos e sapatilhas. 











Laís Entrevista:

Genise Strapasson


O que é necessário para ser uma autêntica pin-up?

- Primeiramente gostar de verdade do estilo, não ir na onda da moda. Autenticidade já diz! Não adianta a pessoa se "fantasiar" de um estilo, que nada tem haver com sua essência.
Se informar! Hoje em dia com a internet fica muito fácil encontrar referências, inspirações. 
Eu acho que essa essência e o amor pelo estilo, transparece nos ensaios, percebe-se nitidamente, e isso é muito bacana! Essa é a grande diferença!


O que a levou a ser pin-up?

- Sou apaixonada por todo esse Universo dos anos 40 e 50: os carros, as músicas, os penteados, as maquiagens, as meias e cintas-ligas, as roupas com cintura marcada, o glamour, que remetem à feminilidade... A mulher era sensual, sem vulgaridade, isso tudo sempre me encantou. Contudo, desde 2005 faço Ensaios Fotográficos inspirados em toda essa cultura, é um hobie que me completa, me faz sentir-se naquela época e é uma maneira que encontrei de homenagear tudo que amo! Eu mesma faço toda a produção, cabelo,maquiagem, por pura paixão! :)

Qual a sua maior inspiração?

- Existem muitas musas, cada qual com suas qualidades nas quais me inspiro, mas gosto demais das belíssimas Ava Gardner e Rita Hayworth! Betty Grable, Jean Harlow, Jean Seaberg, Coleen Gray, Mara Corday, Shirley Temple,Terry Moore e obviamente Carmem Miranda, Betty Page e Marilyn Monroe. Entre as atuais, adoro Amanda Lee, Bernie Dexter, Fleur de Guerre, Doris Mayday...

Na hora de se produzir, o que não pode faltar na maquiagem e na roupa? E qual é a sua maior dificuldade?
- Na make não pode faltar os olhos estilo gatinho feitos com delinador bem fininho, um bom rímel com cílios postiços, iluminador, blush rosado e meu baton Russian Red. 
No figurino, geralmente vestidos que são minha paixão, saias lápis, ambos justos com fendas, corsets, calças cigarretes, soutien Bullet, meias calças com risca, cinta-liga, um belo salto alto, carteiras de mão. 
No cabelo, na maioria das vezes, uso penteados que eu mesma faço, como os rolls, coque chignon, faux bangs...Adoro casquetes e flores!
Gosto de Halph Moon Nails, sempre com esmaltes de variados tons de vermelho. 
Não tenho dificulades em relação à isso! Prá mim é sempre uma delícia fazer toda essa produção!

Você já sofreu algum preconceito, por ser uma pin-up ou algum outro? Se sim, o que você tem a dizer para eles?

- Nunca tive problemas em relação à isso! Geralmente agrada os olhos das pessoas por conta desse resgate à feminilidade, ao glamour,os cabelos estruturados e a maneira de se portar, que na minha opinião é bastante importante.

Qual é o seu artista favorito? Porque?
- Existem muitos artistas que eu admiro, com ilustrações belíssimas.Porém Harry Ekman, tem pin-ups muito luxuosas, adoro as coloridas de Earl Moran, admiro as pernas das pin-ups desenhadas pelo George Petty, gosto de Pearl Frush, Elvgren e Vargas são os clássicos maravilhosos.

Qual estilo musical, bandas e filme que você mais ouve/ver? E o que você pode nos indicar?

- Rockabilly, Boogie Woogie, Swing, Jazz, Hillbilly, Doo Wop. Esses são os estilos que mais gosto de ouvir. 
Adoro vocais femininos: Wanda Jackson, Rosie Flores, Janis Martin, Imelda May, Kim Lenz. 
Os clássicos Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Bill Halley, Gene Vincent, Eddie Chocran, Fast Domino. Gosto de Puppini Sisters, Stray Cats, Big Bad Voodoo Daddy, Firebirds.
Enfim, em relação á música tem muita coisa boa. Filmes clássicos dos anos 50, que adoro e indico: American Graffiti, tem uma trilha sonora fantástica, Christine o Carro Assassino,é sensacinal, adoro Cry BabyRock-A-Bay-Baby com Jerry Lee, sou fã de I Love Lucy,Don't Knock the Rock (clássico dos anos 50), Carnival Rock ( 1957 – filme com a participação de The Platters como destaque). Existem inúmeros filmes maravilhosos.
________________________________________________________________

Genise, quero agradecer imensamente de coração pela entrevista, uma perfeição em pessoa, os ensaios, as produções, é tudo de tirar o fôlego! Amei. Para quem quer ver mais ensaios de Genise, acesse: Orkut, Flickr ou Atomic Pin-up. Agora vamos conferir algumas fotos belíssimas de alguns ensaios da Genise. PARABÉNS BABYGIRL!