Nose Art

Na Segunda Guerra Mundia, Nose Art eram pinturas decoraticavas ou um desenho na fuselagem de uma avião militar ou aeronaves. O desenho geralmente era feito perto do "nariz" da aeronave, por isso o nome Nose Art, e era uma forma de "Aircraft Graffiti", onde os soldiers desenhavam ou escreviam do lado de fora das aeronaves como uma forma de encorajá-los na guerra, e virou uma forma de proteção psicológica contra as tensões e a probabilidade de morte que eram grandes, eles também escreviam ofensas para os inimigos, como por exemplo, as equipes de combate durante a invasão no Afeganistão, escreviam algo do tipo como: "Eat This, Osama!" (Coma isso, Osama!) e muitas outras coisas.








A prática do Nose Art é origem de pilotos italianos e alemães. A primeira Nose Art feita foi um monstro marinho em um "flying boat" (aqueles aviões que podem pousar tanto em terra como em água) italiano em 1913. O Cavallino Rampante, foi uma pintura produzida pelo italiano Francesco Baracca, e ganhou uma grande repercussão mundial, tanto que hoje esse é o famoso cavalo empinado que se tornou emblema das belas e super caras: Ferraris. Já nos Anos dourados, na Segunda Guerra Mundial, outras Nose Art bem famosas foram o "Shark-Face", onde apareceu pela primeira vez em um Bf-110s, e a "The Dragon and his Tail", que é um dragão segurando um mulher nua com suas patas dianteiras.

Francesco Baracca e sua pintura do "Cavallino Rampante"

"Shark-Face"

"The Dragon and his Tail"






A Nose Art americana foi bem variada e divertida, os mais populares eram os personagens de cartoons como: Pato Donald e Popeye, pensonagens patrióticos e heróis de ficção, incluía nisso símbolos de sorte como dados e cartas de baralho, e a outra, que era uma das maiores inspirações, foram as pin-ups,como Rita Hayworth, Betty Grable, entre outras, que eram desenhadas nuas e com frases inspiradoras.
Ufa, depois desse super post, espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu, pois eu achei super interessante e muito bonito. Podemos ver que a Segunda Gerra mundial não foi cenário somente de tragédias, mas também de muitas coisas criativas e foi a hora de muitos talentos mostrarem do que eram capazes!








E falando em Nose Art, não posso deixar de comentar sobre um trabalho de uma pin-up que foi imortalizada em uma aeronave Virgin Atlantic 747-400 para comemorar o 10º aniversário de voos diretos entre Londres e Las Vegas: DITA VON TEESE!




Richard Branson posou com ela na asa da aeronave.

E a foto inspiração para a pintura de Dita:


(Fonte imagens: Google & http://www.flickr.com/photos/37428606@N05/)


6 comentários:

  1. Nossa, nose art é bem interessante msm! Adorei o post, está de parabeins!!! e amei as fotos da dita, ela é um inspiração msm.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Juliana! Achei muito interessante também, as pinturas e tudo mais =)
    Ah, a Dita é/foi sempre um diva! Amo <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Laís Pacheco...você é uma excelente pesquisadora! Consegue colocar os fatos, a história de forma coesa.
    Excelente! vou recomendar seu site para amigas fãs das Pin-Up's

    ResponderExcluir
  4. Awn, Paula... OBRIGADA! *----*
    Amo quando reconhecem o meu trabalho, pois eu não faço isso pra mim, faço isso por todos vocês, para vocês se apaixonarem por esse mundo tanto quando eu me apaixono a cada segundo que aprendo e repasso uma coisa diferente e "nova" :) Obrigada mesmo! hehe
    Ah, pode chamá-las sim, e espero que elas gostem também do blog =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bela postagem. Como sempre acrescentando temas que somente uma verdadeira admiradora do tema possui conhecimento. Adoro essa coisa pin-up air, nose, rsrs

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nossa amei, que fofo o do Mickey é Dita Von Teese sem comentários ela é diva!

    ResponderExcluir