Vespas & Pin-ups

Aposto que quem já viu uma vespa num filme, em fotos, ou em qualquer outro lugar, sem dúvida alguma já desejou ter uma. É linda, elegante e cheia de charme, foi um sucesso nos anos 50 e 60 - e é até hoje, hein-! A vespa - cujo nome  foi dado a essa "scooter" por causa do barulho do motor que parecia com um zumbido - foi criada em 1946, no pós-guerra, na Itália, e foi um sucesso imediato, como era de se esperar. Em tempos difíceis como aqueles, tudo o que as pessoas queriam era economizar e ter algo versátil, simples e ainda sim, elegante ao seu dispor. Enrico Piaggio assumiu a fábrica do pai, que produzia peças para aviões, e depois de observar os inconvenientes que uma motocicleta causava, como correntes quebradas frequentemente e pneus furados, teve a brilhante ideia de corrigi-los no seu novo projeto. Então porque não inventar um modelo mais moderno, e que não tivesse tantos problemas quanto as motos? E com essa ideia e um bom engenheiro aeronáutico, em poucos dias saia no papel o projeto de duas rodas que tanto tinha imaginado, e logo então, a primeira vespa foi criada, e Piaggio foi capaz de suprir as necessidades de locomoção dos europeus no final da 2ª Guerra Mundial, e que ainda tinha como levar um passageiro!













E já que as vespas foram um grande sucesso, não demorou para os outros países quererem também esse veículo que se tornou símbolo de sofisticação e elegância. Logo mais já tinham ensaios das nossas pin-ups com as famosas vespas, e também desenhos de pintores famosos da época. No Brasil, a vespa chegou nos anos 50, e logo fez a sua fama. Porém teve sua rival, a Lambretta, e sua vantagem foi a do motor centralizado, para melhor distribuição de peso entre os lados. Com o tamanho sucesso das duas, as pessoas continuavam a associar uma com a outra, e a lambretta acabou sendo conhecida também como vespa.

Agora é hora de ficar com mais vontade ainda de ter uma vespa! Confiram algumas imagens que eu selecionei dessas belezuras abaixo:

















3 comentários:

  1. Chamá-la de linda é pouca, é sim um amor! hahaha eu gostaria de ter uma só por ter mesmo e ficar olhando, porque eu tenho pavor de trânsito e odeio dirigir, mas quem sabe uma Vespa eu ia querer pilotar? hehe

    beijos, adorei o post!

    www.glamour-vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu blog hoje procurando saber mais sobre o pin up e adorei! Tenho apenas 15 anos, mas sou apaixonada por roupas vintage, talvez seja por causa das bandas que sempre ouvi (The Smiths, The Cure, Simple Minds, Pet Shop Boys...), entretanto, tenho quer ler muito mais sobre o estilo. Enfim, não sei se você gosta de ler, mas encontrei um livro que uma de suas personagens é uma pin up! Pelo menos é o que parece pela contra capa. O nome é Pássaros de Vôo Curto, e o autor é brasileiro.
    Beijos.
    beijosdeunicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários, meninas!

    Ah, Alice, seja muito bem vinda por aqui :)Eu amo ler,um dos meus hobbies preferidos, vou dá um olhada no livro. Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir