Vespas & Pin-ups

Aposto que quem já viu uma vespa num filme, em fotos, ou em qualquer outro lugar, sem dúvida alguma já desejou ter uma. É linda, elegante e cheia de charme, foi um sucesso nos anos 50 e 60 - e é até hoje, hein-! A vespa - cujo nome  foi dado a essa "scooter" por causa do barulho do motor que parecia com um zumbido - foi criada em 1946, no pós-guerra, na Itália, e foi um sucesso imediato, como era de se esperar. Em tempos difíceis como aqueles, tudo o que as pessoas queriam era economizar e ter algo versátil, simples e ainda sim, elegante ao seu dispor. Enrico Piaggio assumiu a fábrica do pai, que produzia peças para aviões, e depois de observar os inconvenientes que uma motocicleta causava, como correntes quebradas frequentemente e pneus furados, teve a brilhante ideia de corrigi-los no seu novo projeto. Então porque não inventar um modelo mais moderno, e que não tivesse tantos problemas quanto as motos? E com essa ideia e um bom engenheiro aeronáutico, em poucos dias saia no papel o projeto de duas rodas que tanto tinha imaginado, e logo então, a primeira vespa foi criada, e Piaggio foi capaz de suprir as necessidades de locomoção dos europeus no final da 2ª Guerra Mundial, e que ainda tinha como levar um passageiro!













E já que as vespas foram um grande sucesso, não demorou para os outros países quererem também esse veículo que se tornou símbolo de sofisticação e elegância. Logo mais já tinham ensaios das nossas pin-ups com as famosas vespas, e também desenhos de pintores famosos da época. No Brasil, a vespa chegou nos anos 50, e logo fez a sua fama. Porém teve sua rival, a Lambretta, e sua vantagem foi a do motor centralizado, para melhor distribuição de peso entre os lados. Com o tamanho sucesso das duas, as pessoas continuavam a associar uma com a outra, e a lambretta acabou sendo conhecida também como vespa.

Agora é hora de ficar com mais vontade ainda de ter uma vespa! Confiram algumas imagens que eu selecionei dessas belezuras abaixo:

















Make-up & Hairstyle - Anos 30

Finalmente estou de volta! Depois de 1  mês fazendo trabalhos e provas da faculdade que pareciam não acabar mais, quase morrendo só por 1 minuto de descanso, enfim acabou meu sofrimento (pelo menos por um tempo rs) e voltarei à postar. Nunca fiquei com tanta saudade daqui, e também, tanto tempo sem postar, isso infelizmente me deixa triste, pois uma coisa que eu amo é escrever sobre esse mundo pin-up, compartilhar meus conhecimentos com quem também ama, e ainda ser reconhecida por isso. Desculpem a ausência, mas sempre tô aqui fazendo o possível (e o impossível as vezes) só para escrever pra vocês. Então, hoje o post é de continuidade à um que eu fiz um tempo atrás, sobre makehairstyles de décadas diferente, e o de hoje é dos Anos 30!

Ao contrários dos anos 20, como dito anteriormente AQUI, na década de 30 as mulheres deviam ser magras, bronzeadas, e ter um visual sofisticado, bem ao estilo de Greta Garbo, a maquiagem era menos pesada, mas os olhos ainda chamavam atenção pela fina linha que era traçada acima do olho, e uma sombra marrom claro no côncavo pra deixar o olhar mais sensual. Queriam mostrar mais a feminilidade que escondia nos antigos vestidos que não deixavam mostrar a circunferência da cintura, pois eram retos, nos chapéus cloches que escondia boa parte do rosto e pelo hairstyles que eram super curtos, que às vezes lembravam os cortes masculinos. Daí então, elas começaram a vestir roupas mais acinturadas, colocavam o rosto mais à mostra e deixaram o cabelo crescer, apesar de ainda continuarem no máximo acima do ombro. Os cabelos eram partidos ou no meio, ou de lado e o penteado que elas mais usavam eram o "Finger Waves" em tradução literal, ondas de dedo, que, eram ondas bastante definidas e com pouca distância entre elas, e nas pontas do cabelo tinham pequenos cachos feitos também com o dedos, da seguinte forma bem simples: As mulheres pegavam pequenas mechas de cabelo e enrolavam envolta dos dedos e depois prendiam na cabeça com grampos ou até alfinetes, e deixavam lá. Outras, depois de secos, soltavam os cachos e penteavam delicadamente para preservar o penteado.










Um vídeo de como fazer o hairstyle, para vocês aprenderem!


E o de make-up :)


xo