A importância do estudo e dos filmes antigos na representação da estética pin-up atualmente

Decidi fazer um post especialmente para as meninas que sempre me mandam email perguntando como se aprofundar na história tanto da moda quanto de comportamento das mulheres da década de 40/50, e também, como ter inspirações e saber representar o estilo pin-up na forma mais genuína possível. Vou tentar explicar de uma maneira simples para um melhor entendimento, e consequentemente, uma representação fiel, que é o mais importante. Apesar do título ser autoexplicativo, vou explicar um pouco mais e dar algumas dicas para vocês.


Não me canso de falar para as meninas que estão começando agora a aderir ao estilo vintage/pin-up, a importância de certas coisas para não fazer feio, tanto na reprodução, quanto ao "saber" em geral, em torno desse assunto. Tem aquela famosa frase que toda pin-up já usou e que explica bem o que eu quero dizer: "Não é só colocar um batom vermelho, um delineado gatinho e um vestido de bolinha que já virou pin-up.", e não é mesmo! Qualquer pessoa que queira reproduzir um estilo de uma época que não seja a nossa atual (e mesmo que seja uma mistura do atual com o vintage, como as pin-ups modernas), tem que saber o que está fazendo, e pra isso requer muito estudo de época, o estudo de comportamento e moda, para uma representação fiel. É meter a cara nos livros e na internet mesmo - hehehe mas tem que filtrar as coisas importantes e as irrelevantes, até porque a internet não é 100% verdadeira, mas é uma fonte infinita de conhecimento, é só saber usar. - e ler tudo o que achar, ou em livros que são direcionados justamente para as pessoas interessadas em saber o pensamento feminino das décadas de 40 e 50 em relação à moda, ou de outras décadas que tiveram grande influência.


















Umas dicas de leitura fashion é: Coco Chanel - The Legend and The Life, de Justine Picardie; A Era Chanel, de Edmonde Charles Roux; A Moda no Século XX, de Maria Rita Moutinho; Moda & Guerra, de Dominique Veillon; o e-book The 1940's Style Guide, de The Vintage Dancer, entre vários outros. E sites ótimos para se aprofundar mais são: Glamour Daze - am, tem de tudo, é o meu preferido! - Almanaque: Especial Moda - ótimo para quem quer saber mais sobre a moda de cada década separadamente, e muito bem explicado -. Tem outros blogs, principalmente os gringos, e claro, Google, além de várias matérias ótimas sobre o estilo, tem imagens maravilhosas para se inspirar, assim como o Tumblr.












Agora, a importância dos filmes antigos na representação da estética pin-up atualmente é muito maior do que muitos podem pensar. Assistir filmes antigos não é só importante para mostrar que tem cultura, mas também para inspiração. Nesses filmes podemos vivenciar um pouco mais sobre a rotina das mulheres daquela época, estudar comportamentos e aprender com eles, também dá pra termos ideias de como compor um look vintage, quais roupas escolher para cada ocasião, etc. Em relação a maquiagem e hairstyle, assim como na internet, os filmes são grandes fontes de aprendizagem, podemos ver não só em 1 ângulo, mas sim em vários, como fica na frente, atrás e dos lados, dá pra ter uma noção boa de como preparar e de como escolher o melhor penteado pra você, já que nos filmes aparecem várias mulheres e podemos usá-las como referência para várias coisas. É importante também termos alguém que sirva de inspiração, as minhas "musas" sempre serão Bettie Page e Rita Hayworth, mas também amo e procuro sempre tirar algum proveito para as minhas produções da Ava Gardner, Betty Grable, Gene Tierney, Hedy Lamarr, Marilyn Monroe, entre algumas outras. Umas dicas de filmes que valem a pena conferir são: Cover Girl - 1944 How to Marry a Millionaire - 1953, The Dolly Sisters - 1945, Guys and Dolls - 1955, You'll Never Get Rich  - 1941, Ziegfeld Girl - 1941Breakfast at Tiffany's - 1961Gilda - 1946Gentlemen Prefer Blondes - 1953Moon Over Miami - 1941, Pin-up Girl - 1944 e Singin' in the Rain - 1952. Esses são uns dos meus preferidos, mas tem vários outros que vocês podem escolher, tudo vai de acordo com seu gosto, eu amo musicais, e acho que são os melhores para servir de inspiração fashion, já que eles estão sempre mudando o figurino e essas coisas, então se você não gosta, acho que mesmo assim vale a pena dar uma conferida!

































































Outra coisa que é bem legal de conferir são as séries inspiradas nessas décadas, como: Bomb Girls, Pan Am, Mad Men, e United States of Tara que tem vários looks lindos!















Enfim, é correr atrás do conhecimento mesmo, sabe? Assim teremos como debater de forma correta sobre determinado assunto, e termos argumentos bons e verdadeiros quando precisar de explicar alguma coisa à alguém. Então é isso, espero que tenham gostado das dicas e que encontrem a melhor forma de se inspirarem para fazer uma representação genuína desse estilo que amamos!


9 comentários:

  1. Boas informação, adoro saber mais sobre o assunto.
    MadMen,ooooown! *-*
    Beijinhos. ;*
    http://fashionoldiscool.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Ótimas referencias para quem quer começar e também quem já esta no meio! ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas! Fico feliz que tenham gostado das dicas e referências. Assim ajuda principalmente as iniciantes a manter o estilo cada vez mais lindo e bem elaborado ♥

    ResponderExcluir
  4. Amei o post Laís :) Explicas tudo maravilhosamente bem e é mesmo certo de que se tem de ir SEMPRE atrás do conhecimento. Aprender mais, saber mais e abrir a cabeça para novas aprendizagens. Boa seleção de filmes, já vi alguns e gostei muito :) A seleção de fotografias também está divinal, com cada modelito que faz inveja a qualquer uma de nós!

    ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Narcissa! Confesso que esse post me deu um pouco mais de trabalho justamente pelas imagens, pois eu queria as melhores que pudessem passar o real significado do que eu estava explicando! hehe Conhecimento é uma coisa que nunca se deve parar de obter, é importanteo pra tudo, principalmente para nós mesmos, é como dizem, o conhecimento é a nossa maior riqueza, e ninguém pode tirá-lo da gente! Beijooo ♥

      Excluir
    2. O trabalho valeu toda a pena porque está um post muito interessante! É mesmo, o conhecimento é a maior riqueza :) Beijinhos!***

      Excluir
  5. Ótimo post Laís. Acredito que seja isso sempre, buscar sempre saber. Eu mesma ainda não sei de muita coisa, assisti poucos filmes clássicos das grandes divas de hollywood, parte disso pela dificuldade que tenho em encontrá-los e porque sou péssima em baixar filmes da internet, demora muito e não tenho paciência, rs. Mas, tento recorrer a outras fontes também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daise, ó quando vou responder rs Mil anos depois, desculpa hehe
      Mas então, o importante mesmo é a pesquisa, não importa onde seja! E você está certíssima nesse ponto, mesmo não assistindo a muito filmes de época, você recorre a outras fontes, e isso é o que conta *-* Beijos

      Excluir