Poodle Skirts

Quem ama os anos 50, com certeza já deve ter visto algo sobre as "Poodle Skirts" em meio as pesquisas. Essa saia foi bem famosa nessa década e é um símbolo da moda dos anos 50 hoje em dia, principalmente quando se trata de fantasia temática para alguma festa. Para saberem mais sobre a história da saia, continuem comigo!

A Poodle Skirt foi inventada em 1947 por Juli Lynne Charlot, que precisava urgentemente de uma roupa para usar em uma festa de feriado em Los Angeles. Juli se descrevia como "incapaz de costurar", e a solução mais viável foi fazer uma saia sem costuras, aproveitou os feltros que tinha em casa e fez um enorme círculo inteiro, que seria o comprimento da saia, e depois um círculo menor no meio para a cintura. A saia ficou super rodada, porém muito simples, Juli decidiu então pegar outros retalhos de feltro que tinha sobrado e fez um desenho no formato de um poodle e uma enorme coleira que rodeava todo o tecido e aplicou na saia.

Acima: Juli Lynne Charlot mais nova. Na segunda foto aparece Juli anos mais tarde com uma réplica de sua primeira saia!

A poodle skirt, como ficou conhecida, fez muito sucesso e ela decidiu vender a saia uma semana depois da festa para arrecadar dinheiro e entrar num curso para aprender a costurar. Os pedidos pela saia aumentou bastante e Juli decidiu abrir sua própria fábrica. Com todo esse sucesso e a facilidade em fazê-la, as adolescentes e mulheres da época começaram a confeccionar em casa suas próprias saias e a decorá-las de acordo com o gosto de cada uma, usando a própria imaginação, daí surgiram outros desenhos que poderiam ser aplicados no lugar no poodle, como: flamingos, gatos, frases, símbolos musicais, discos de vinil, carros, etc.






Jessica, do Chronically Vintage!



Rose Tyler de DW ♥

As cores mais usadas nas poodle skirts eram rosa claro e azul bebê. O look completo era basicamente uma blusa branca com mangas, cinto acinturado largo, saddle shoes, lençinho no pescoço e rabo de cavalo!



Jasmin, do Vintage Vandalizm!






Até Barbie :)

Em 1953, a poodle skirt recebeu uma versão mais formal, a circle skirt, um dos símbolos mais fortes dos anos 50. A única diferença entre as duas saias é que a circle skirt não era feita de feltro e não tinha nenhuma aplicação de desenho e nem muitos enfeites - a não ser as estampas -, todas as mulheres tinham algumas no guarda-roupa.









Apaixonei!

E vocês, já tinham ouvido falar sobre essa saia? O que acharam? Eu vestiria uma sem dúvidas


22 comentários:

  1. Eu já tinha visto e até pretendo fazer uma, mas não sabia que tinha toda uma história por trás disso!
    Adorei o post muito muito muito ♥

    Beijocass, Gabi Santoro.
    www.imcherrybang.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não, daí fui pesquisando e comecei a ler as coisas sobre a saia e fiquei super interessada, achei super legal a história e queria compartilhar com vocês, já que é uma das minhas saias preferidas ♥ Beijos, Gab!

      Excluir
  2. Meu deusssssssssss que graça! Eu não sabia que eram "nomes oficiais" de uma peça, achei demais. E circle skirt é lindo, encheria meu armário com elas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninaaa, super interessante, né? Achei muito legal quando comecei a pesquisar e saber que esse era o nome e a história por trás da saia. Eu também encheria o meu, de todas as cores e estampas hehe são lindas!

      Excluir
  3. Que amor de post! Saias deste género são a minha peça preferida e tenho algumas dessas cá por casa. Adoro como cai e fica bem no corpo feminino :) E as fotografias? Só inspiração <3

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostouuu, Ana! hehe São minhas preferidas também, o caimento fica perfeito e são bem rodadas, do jeito que gosto. Tenho algumas e pretendo ter mais. Obrigada pelos elogios quanto ao post ♥

      Excluir
  4. Muito lindas, gostei mais das circle skirt...;)
    Bjuxx Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, também prefiro, são mais formais e clássicas, dá pra usar em muito mais lugares e são lindas. Quero milhares hehe Beijos!

      Excluir
  5. Nossa que lindas, amei! Queria ter uma dessa, quem sabe um dia!
    Desejo uma boa semana!
    Beijokas da Cris.
    mixdacrisretro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, tenta fazer, são tão fáceis, tem vários DIY no youtube, assim você faz com a estampa que você quiser e com o comprimento que quiser. Vale a pena! Beijooo

      Excluir
  6. Nossa, imagine se ela soubesse costurar! As saia são lindas e bem lúdicas!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? hahaha As saias são realmente lindas, quero fazer uma pra mim hehe

      Excluir
  7. As circles são minhas preferidas, quem sabe um dia me arrisco com uma poodle. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As circles são as mais lindas, são minhas preferidas também. Quero me arriscar nas poodles também, com um desenho bem legal, quem sabe de cupcakes ou flamingos =3

      Excluir
  8. Excelente post Laís, arrasando como sempre! ^^
    Ainda terei a minha tão sonhada poodle skirts <3... Beijos! xxx

    http://vintagepri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pri! Ah, que nem você, amo seus posts! Beijos

      Excluir
  9. Olá Laís como vai?
    Eu amei esse post, maravilhoso como tudo o que você faz, tenho o sonho de aprender a costurar e fazer saias modelos retrô. Quero comprar minha máquina ainda nesse ano se Deus quiser.
    Estou amando as modificações que está fazendo em seu blog. está lindo, quando tiver um selinho pode me enviar? Beijokas da Cris
    http://www. mixdacrisretro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que isso, obrigada, Cris! Os seus também são ótimosss! Também queria aprender muito a costurar, mas cadê a paciência pra aprender todas aquelas técnicas? rs Estou torcendo por você, aposto que você conseguirá rapidinho pois é super dedicada.

      Mando sim, quando o "novo" blog estiver no ar mandarei e você me manda o seu! Beijos

      Excluir
  10. Oi Laís,aqui estou novamente,a anon D.Dessa vez estou aqui para divulgar o meu twitter de artesanato.Espero que goste.
    Twitter: https://twitter.com/ateliefloresdap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, D! Tudo bem? Ah, que legal, acabei de entrar e adorei seu trabalho, lindíssimo, as florzinhas no pote são perfeitas, parabéns! Como não uso mais twitter, sempre estarei entrando no seu link direto pra ver as novidades, beijos :)

      Excluir
  11. Já que você é louca por pin ups e esse estilo, vou te dar uma dica master. Conheça a Casa da Lili uma loja especializada em roupas vintages, aventais, Você vai amar.

    https://www.facebook.com/casadalilicookingdress?fref=ts

    http://www.casadalili.com/

    Amei as roupas, amo muito esse estilo, acho maravilhoso e sairia assim todo dia.

    Beijos.

    www.pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo, adorei a dica, obrigada! Tudo muito bonitinho e do jeito que gosto hehe Beijos

      Excluir