Como combinar blusinhas com sua saia/calça/short!

Aqui vai o primeiro post do ano, com um tema bastante útil para todas nós que amamos o estilo vintage e acabamos tendo algumas dificuldades de mantê-lo aqui no Brasil. Esse post foi elaborado com a ajuda de algumas amigas e seguidoras do blog, a partir de um post que fiz na fanpage (esse aqui), pedindo para as meninas falarem que blusas elas costumam vestir no dia-a-dia para combinar com as saias/calças/shorts e manter o estilo vintage, daí reuni várias respostas e decidi fazer esse post para ajudar outras meninas que tem as mesmas dificuldades e dúvidas. Continuem comigo!

Tenho percebido que uma das dificuldades de várias meninas que são adeptas do estilo vintage e retrô, é encontrar blusinhas para combinar com as saias, calças e shorts no dia-a-dia ou até para um evento mais formal, e isso inclui a mim também. Muitas de nós recorremos a brechós, pois são neles que encontramos blusas originais de época, ou com a modelagem/corte inspirados nos anos 40 e 50, assim como lojinhas temáticas, que felizmente o número está aumentando cada vez mais, facilitando a vida de muitas pin-ups hehe


As blusas de antigamente tinham um design bem mais elaborado, tudo era bem pensado para que os detalhes ficassem em harmonia e valorizassem as curvas das mulheres, e esses detalhes iam desde as mangas e decotes, até o colarinho e os botões. Ao longo dos anos esses detalhes foram sendo pouco a pouco esquecidos e acabamos chegando nos modelos das blusas de hoje, que quando comparamos com as de antigamente, podemos perceber que mudou bastante, não drasticamente, mas a diferença ainda é visível. As blusas atuais seguem um padrão e todas acabam ficando bem parecidas, sendo geralmente lisas (com uma estampa comum ou muitas vezes sem estampas) e super simples, basicamente dois tecidos cortados iguais e costurados nas laterais e nos ombros, mudando apenas cor ou adicionando uma manga.


E como combinar as blusas com o resto da produção?

Para facilitar na hora da escolha da blusa, já tenha em mente que saia/calça/short irá usar, preste atenção nos detalhes que a peça apresenta. Caso contenha alguma estampa ou detalhes demais, dê preferência para blusas simples de botões, que são as mais usadas pelas adeptas do estilo vintage aqui no Brasil, ou lisas de uma cor só, e é aí que entram as blusas atuais, que no final das contas não são de todo mal, pois são boas aliadas para as meninas que prezam pela praticidade e as combinam com uma saia (calça ou short) mais elaborada ou outro acessório mais chamativo, assim a produção fica balanceada, sem muita informação.


Porém, se a saia/calça/short serem simples, a escolha da blusa fica a seu critério, pode ser com babados, franjas, estampadas, com vários detalhes, franzidos, com laços, etc, vai do seu humor no dia. Isso inclui também as blusas comuns de hoje em dia, mas a graça está na escolha de uma blusa mais elaborada ou estampada, pra não ficar muito "sem gracinha" rs


Abaixo alguns exemplos de blusas da década de 40. Notem que os botões frontais são quase sempre presentes, além dos franzidos e mangas de princesa/bufante.


E algumas blusas dos anos 50! Lá pro meio dessa década as blusas começaram a ficar mais decotadas e os ombros ficavam mais a mostra, além das alças que geralmente eram presas atrás do pescoço. Essa década possui modelos de blusas que podem facilmente serem adaptadas aqui no Brasil, já que são mais fresquinhas e combinam mais com o clima daqui, sem contar que são mais fofinhas, na minha opinião.



Assim como antigamente, as adeptas do estilo vintage tem em comum o gosto por blusas de botões, como eu disse logo acima, e também as de amarrar, essas são as mais escolhidas para combinar com outras peças de roupas, além de serem mais delicadas e femininas. As estampas mais escolhidas são as xadrez, bolinhas, florais, listradas e animal print. Então se tiverem dúvidas, apostem em uma dessas que não tem erro!










Concluindo: O uso do bom senso na hora de combinar peças é fundamental. Apesar de não ser regra, é legal seguir aquela velha dica: se a blusa já é estampada ou com um modelo bem detalhado, dê preferências por saias neutras e virse-versa. Já com os shorts e calças, que são de jeans e são bem comuns, temos uma maior liberdade de escolha, é provavel de que quase todas ficarão legais. Confiram mais alguns exemplos em imagens abaixo:








Caso tenham dificuldade para achar blusas desses modelos, usem as imagens ao favor de vocês, é só levar algumas dessas imagens impressas para uma boa costureira e você terá um modelo exclusivo para você, é assim que muitas adeptas fazem e garanto que vale muito a pena!

Existem lojas de departamento de fast-fashion que nos permitem comprar blusinhas retros bem bonitinhas, geralmente eu acho na Marisa, C&A, Renner e outras, é só ter paciência pra procurar bem que acabamos sempre achando uma ou outra. E para quem quer comprar blusinhas de lojas temáticas, aqui vão dicas de algumas que conheço, que tem produtos de qualidade e são super confiáveis, indico sempre pros leitores:

- Vudu!: A loja tem blusas lindíssimas, regatas e camisetas com temas de música, filme e tattoo!


- Santa Fé: Lá tem blusinhas com estampas super fofas e delicadas, feminilidade gritando alto! hehe


- Código da Moda: Se vocês gostam de blusas western bem elaboradas e com uma variedade legal, corre lá!


- Art Ink Gloss: A loja também possui blusinhas western e de flanela, uma fofura!


- Bia's Closet: A Bia, dona da loja, faz vestidos lindíssimos, mas se você quiser blusas, é só conversar com ela e ela fará somente a parte de cima do vestido, formando uma blusa super lindinha! Adorei essa ideia!


Se vocês conhecerem outras lojinhas que vendam blusas, manda o link nos comentários para eu poder adicionar aqui no post! Espero que tenham gostado ♥


17 comentários:

  1. Acho que as blusinhas são as peças mais difíceis de achar, pelo menos pra mim. Já quero todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, acho que é senso comum isso de achar as blusinhas a peça mais dificil de encontrar, e que se encaixe no retrô/vintage/pin-up rs Fiz esse post com lágrimas olhando cada blusinha mais fofa que a outra, por saber que ou nunca vou ter, ou vou ter que mandar fazer e correr o risco de nem sair tão bonitinha quanto na imagem hehehe Beijos

      Excluir
  2. Adorei a seleção de imagem, da pra se inspirar e correr pra costureira, rsrs. Realmente é muito difícil achar peças legais a venda, gostei bastante das dicas de lojas algumas eu nem conhecia.
    bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vivi. Se tiver uma costureira de confiança, sem dúvidas vale a pena mandar fazer mesmo. Ainda bem que cada vez mais está aparecendo lojinhas temáticas pra facilitar nossa vida. Beijooo

      Excluir
  3. Laís, posto de super utilidade pública! Prometo fazer mais blusinhas para essas Pin Up´s do Brasil a fora!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!! compro camisas da Ink Gloss e adoro, com saia ou calça adoro camisas de amarrar são meu tipo de modelagem preferida!!!

    Arrasou nas dicas Lais!!

    Bjus
    www.misscherry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La, obrigada! A loja conheci por você mesma que indicou hehe Adorei! As de amarrar também são as minhas preferidas, acho que fica bem feminino. Beijooo

      Excluir
  5. Adorei o post Laís, já divulguei lá na página do blog. Acho que já vou comprar algumas hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daise, muitíssimo obrigada por compartilhar <3 Eu também tô querendo (e precisando rs). Beijos ♥

      Excluir
  6. São tantas opções que fica difícil dizer qual é minha produção favorita. Amei <3

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI | Facebook | Bloglovin | Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, dá pra fazer tanta combinação com essas blusinhas que ficamos meio perdidas hehe, Beijos, Pri :)

      Excluir
  7. Amei o post Lais,vamos publicar na pagina ,muitooooo bom!!!!!!!
    A Inkgloss tem também outros modelitos de blusas em malha e tecidos planos , além das camisas.E estamos desenvolvendo mais!!!!!bjoooo lindas

    ResponderExcluir